Sobre Nós

Sobre Nós. Quem somos...

Fátima Cunha Velho

Iniciei-me no Reiki e em 2011 e optei por o aplicar em Animais, o que contribuiu sem dúvida para a minha transformação pessoal interior. O voluntariado Reiki em Animais trouxe à superfície certas situações que necessitavam da minha atenção, tendo desenvolvido em mim algumas qualidades, nomeadamente a paciência, a confiança e o viver no momento presente.

Durante 5 anos fui voluntária na APCA- Associação de Proteção aos Cães Abandonados, em Sâo Pedro de Sintra onde apliquei Reiki regularmente aos animais residentes naquele Abrigo e onde estes verdadeiros Mestres me deram grandes lições de Amor Incondicional.

Tendo verificado grande recetividade por parte destes animais, senti que seria importante partilhar os benefícios da aplicação regular de Reiki em animais institucionalizados, nomeadamente na atenuação de traumas emocionais e medos.

Escrevi artigos sobre o tema e realizei Workshops gratuitos para Abrigos, Canis Municipais e Clínicas Veterinárias.

A convite da Associação Portuguesa de Reiki, participei como oradora no Congresso Nacional de Reiki em 2016 e nos  1º e 2º Congressos de Reiki em Animais, em Lisboa e Braga, respetivamente.

Entre 2017 -2020 participei, junto com mais colegas fabulosas, em inúmeros eventos de bem-estar animal, organizados por autarquias locais, com o objetivo de divulgar o Reiki em Animais e os seus benefícios, através de demonstrações gratuitas a todos os animais visitantes – com família e acolhidos em Abrigos. Estes convívios deram-nos a possibilidade de conhecer muitos animais de características diferentes, e fizeram-nos muito felizes.

Em 2019, Iniciei a colaboração com o DAP- Denúncia Animal Portugal, e desde essa data faço voluntariado Reiki a alguns animais resgatados por aquele Grupo de Resgate, nomeadamente à Eva, um caso de trauma emocional que me marcou profundamente:

Em 2021, decidi realizar, em parceria com a Joana Ricardo, Workshop’s Gratuitos e Online, para todas as pessoas que tivessem interesse no tema Reiki em Animais, tendo o primeiro sido organizado para assinalar o Dia Internacional do Reiki em Animais, que se comemora todos os anos a 5 de Fevereiro.

Devido ao interesse de alguns participantes nesses Workshops em ajudar os animais acolhidos através do Reiki, foi criada uma Rede de Voluntários de Reiki em Animais que pretende aproximar mais animais do Reiki a nível nacional, e que deu origem a este site.

Joana Ricardo

O Reiki encontrou-me em 2007 e mudou a minha vida para sempre. Desde esse dia, criámos uma relação muito especial que nunca mais se quebrou: com ele encontrei o meu caminho espiritual e também a minha filosofia de vida, algo que buscava desesperadamente, há mais tempo do que me consigo lembrar.

O meu caminho com o Reiki foi, e ainda está a ser, uma maravilhosa descoberta de mim mesma: aprender a colocar-me ao serviço de todos os seres vivos que podem desfrutar desta energia e para os meus alunos (que são sempre mais meus professores do que meus alunos) espero que seja um processo de auto-conhecimento que lhes traz, no mínimo, uma enorme riqueza interior.

Em 2009 tornei-me delegada da APR para o Porto Santo, (cargo que mantive até 2013); com o apoio do João Magalhães e da APR lançámos o projecto Doubutsu (reiki para animais em japonês) que me levou a escrever o manual de reiki para animais o qual se encontra disponível para download gratuito.

Em Novembro de 2010 fui palestrante no 1º Congresso Nacional de Reiki da APR com o tema Reiki para Animais e em Julho de 2011 participei, por videoconferência no 1º Congresso do IPEC (Instituto de Projeção e Consciência Astral do Brasil) igualmente com o tema Reiki para Animais.

2021 foi o ano de voltar ás lides com o Reiki para animais, com o desafio da Fátima Cunha Velho para colaborar no 1º Workshop celebrando o Dia Internacional de Reiki em Animais, e é com imenso orgulho e infinita alegria que temos vindo a fazer workshops, partilhas, reciclagens e cursos de reiki com uma forte vertente de voluntariado. Para mim, é um sonho tornado realidade, porque o projeto Doubutsu era exactamente isto que queria realizar!